terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ibirubá

Coprel contabiliza perdas de R$ 2,5 milhões.

O temporal que atingiu a região na noite de 18 de setembro causou os maiores estragos de toda a história da Coprel. Uma semana após a catástrofe, a cooperativa contabiliza as perdas financeiras, que chegam ao montante de R$ 2,5 milhões.

Marcela Scheffler - Informativo Coprel.
Em função do temporal, 10 mil cooperantes ficaram sem energia elétrica. Foram contabilizados 876 postes caídos, dos quais mais de 80% de concreto. A substituição desta quantidade de postes equivale a construir 86 quilômetro de redes novas - levando em conta que é um processo ainda mais demorado, pois difícil acesso e árvores sobre os cabos dificultam o trabalho. Acompanhando as fortes rajadas de vento do temporal vieram as descargas elétricas, responsáveis por 43 transformadores queimados.
Um total de 524 pessoas atuaram diretamente para restabelecimento da energia, trabalho executado por 72 equipes de campo - equipes da Comprel, contratadas e de outras cooperativas de eletrificação que ajudaram (Cermissões, Certaja, Certel, Certhil, Creluz e da empresa HCC).
O Discoprel - atendimento 24 horas da Coprel - recebeu mais de 20.456 ligações até o final do dia 23. Destas, 1.922 foram comunicações de defeitos na rede com risco de morte (como poste caído, cabo rompido ou árvores sobre a rede).
Os municípios mais atingidos na área da Coprel foram, Ibirubá, Pejuçara, Panambi, Cruz Alta, Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho, Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Tapera, Selbach, Colorado, Tio Hugo, Ernestina, Marau, Passo Fundo, Soledade, Ibirapuitã e Não Me Toque.
A avaliação da presidência em relação aos estragos é de que este temporal serve também para preparação e experiência. Neste sentido, os gestores e os conselheiros da Coprel estão se reunindo na busca de soluções conjuntas com os cooperantes para momentos como esse.
"Tanto os cooperantes, como os próprios colaboradores da Coprel estavam acostumados a restabelecer o sistema elétrico no mesmo dia, mesmo em caso de temporais. O acontecido nos abalou, mas agora, após avaliar a dimensão dos estragos e o trabalho das equipes percebemos que foi um trabalho excepcional. Nossos colaboradores e os de outras cooperativas que nos auxiliaram estão de parabéns. E só temos a agradecer aos cooperantes, por compreenderem a delicadeza do momento, e o mais importante: continuar confiando na Coprel", disse o presidente Jânio Vital Stefanello.
A confiança de que fala o presidente tem amparo na própria preparação financeira da cooperativa. "A Coprel tem um corpo técnico preparado, é forte e estabelecida economicamente e, com recursos próprios, irá arcar com todas as despesas decorrentes dos danos do temporal - prosseguindo com os investimentos projetados para o período. Esta força demonstra o sólido sistema de gestão da cooperativa e seu compromisso com o desenvolvimento do meio rural", finaliza Stefanello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário